O forno da Aflição

23-11-2010 12:49

 

Eram seis homens, seis dominicanos, que queriam escapar do forno da aflição. Não tinham trabalho. Não tinham dinheiro. Não tinham esperança. Assim entraram num contentor de mercadorias de um navio que partia de Santo Domingo para Miami, Florida.

Esperavam chegar em menos de 24 horas. Mas demorou 3 dias. A temperatura dentro do contentor subiu até aos 54 ºc. Quatros dos seis homens morreram de desidratação. Mas Daniel Fernández, de 19 anos, e o seu amigo Raúl Mesa de 24 anos, sobreviveram.

No meio desse infernal forno tinham clamado a Deus: “ Por favor, Senhor, ajuda-nos a sobreviver! Não nos deixes morrer assim!

Quantos não serão os dramas que ocorrem diariamente nas diversas fronteiras deste mundo! São os dramas de pessoas que a todo o custo desejam sair da sua condição precária devido à pobreza e ao desemprego, e pagam grandes somas de dinheiro, dinheiro que conseguido com muita dificuldade e esforço, para serem introduzidos ilegalmente onde eles pensam ser a terra da promessa. Estes jovens viveram esse drama.

A frase “ o forno da aflição” é uma frase bíblica (Isaias 48.10) que descreve cabalmente a aflição dos Israelitas durante 400 anos de escravatura no Egipto, e a que passaram os 3 jovens hebreus no tempo do rei Nabucodonosor, ao serem lançados num forno em chamas, do qual saíram sem a mínima queimadura.

Hoje usamos esta frase para mostrar um problema muito sério que estamos a passar, alguma enfermidade que nos tem atacado, ou alguma dor familiar que nos faz chorar.

Que fazer quando nos encontramos em tais fornos?

Quando todos os recursos humanos falharam, temos Deus. E Deus responde ao clamor dos necessitados de duas formas. Por um lado, trás o socorro oportuno e libra do forno da morte o necessitado. Por outro lado, dá ao necessitado a fé e a segurança de que estando Ele a controlar o problema, tudo vai correr bem. Nem sempre temos a solução imediata para o problema que nos perturba, mas dá-nos a paz, a tranquilidade, a segurança de que nele nos fará vencer.

A promessa é que “ todos os que invoquem o nome do Senhor serão salvos” (Romanos 10.13).

Basta pedir, crer e receber. Cristo sempre atende ao clamor sincero dos necessitados.

 

Asoc. Hermano Pablo [mensaje@conciencia.net]

Voltar